Como usar o Google Sala de Aula

O Google SALA DE AULA (ou Classroom, em inglês) é um aplicativo da Google.

Esse app foi desenvolvido para auxiliar professores e alunos a se conectarem e compartilharem informações de forma rápida e segura em um ambiente sem maiores distrações e, segundo a própria Google: ajudar as turmas a se comunicar, economizar tempo e se manter organizadas.

Como isso pode ajudar os profes?

Imagine poder compartilhar imediatamente com a sua turma, de forma organizada, conteúdos interessantes que você visualizou na internet e já tem a ideia de transformar em uma atividade?

Com o Sala de Aula é possível compartilhar vídeos, páginas da internet, posts de blogs, podcasts, imagens e arquivos em diversos formatos, inclusive PDF. Te permite, inclusive, elaborar provas que se corrigem automaticamente e já importam a nota para o app (utilizando a integração com o app Formulários / Forms).

Você consegue se ver eliminando uma grande quantidade de papel do seu trabalho?

As suas chamadas podem começar a ser registradas online, incluindo presença e conteúdo trabalhado (Arquivos em PDF), seus testes podem informar o que os alunos precisam revisar, entre outras funcionalidades muito atraentes! 

Chamada para turmas | | Chamada individual

Para começar a utilizar o Google Sala de Aula, basta ter uma conta da Google, que é a mesma que é criada quando nós registramos um email com domínio @gmail.com .

Com isso em mente, quero deixar claro que o uso do aplicativo do Google Sala de Aula é gratuito para alunos e professores, basta ter uma conta @gmail.com .

Professor ATENÇÃO! Se a escola em que você trabalha é uma escola parceira do Google, talvez o seu domínio de email seja diferente, por exemplo: @nomedaescola.com.br .

Isso, provavelmente, quer dizer que o aplicativo já está disponível para você, mas que no primeiro acesso a ele, você vai ter que identificar se o seu acesso é de professor ou aluno – às vezes o responsável pela TI precisará realizar algumas configurações extras no seu primeiro acesso.

Para quem tem a conta do @gmail.com basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse https://classroom.google.com/h

    Tela Inicial
    Acessando o Sala de Aula pela primeira vez
       

  2. Faça o login na sua conta

  3. Se estiver em uma conta corporativa: configure o seu papel, clicando na alternativa que se encaixa com o seu perfil. Clique na imagem “Sou Professor” se você for professor (mesmo que você esteja participando como aluno de algum treinamento ou curso interno).

  4. Agora você verá a tela em branco abaixo, que significa que você está pronto para criar a sua primeira turma!
    Início Sala de Aula
    Tela sem turmas


Ao criar as suas turmas, você poderá separá-las por tópicos, disciplina, semestre, enfim, poderá utilizar o critério que desejar, até mesmo cores!

Poderá também compartilhar tarefas e exercícios extras para a turma inteira ou somente para alunos específicos, você que manda!

Sala de aula com turmas

Se você precisa de ajuda para criar a sua primeira turma no Google Classroom, acesse aqui: Colocar o link para o artigo de como criar turmas.

Se ficou com alguma dúvida sobre o processo de criação do seu ambiente no Google Sala de Aula / Classroom, pode deixar um comentário abaixo que te ajudaremos!

©2020 Talent4Edu. Todos os Direitos Reservados.

suporte@talent4edu.com.br

Easysoftonic